domingo, 2 de setembro de 2018

Minitrekking no Perito Moreno com crianças - El Calafate - Dia 7 - Argentina

Dia 7 - 05 de Setembro



Esta foi sem dúvida nenhuma, a experiência mais bacana de toda a viagem.






Levantamos cedo e às 8h já estávamos na estrada em direção ao Parque Nacional dos Glaciares. Era o dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno e fazer o minitreking sobre a geleira. Havíamos comprado nossos ingressos no dia anterior.



O caminho até o parque por sí só já é um passeio muito bonito. Logo após a entrada do parque, a estrada vai circundando o Lago Argentino, com vistas de tirar o fôlego.

A primeira parada foi no Mirador Los Supiros, um mirante de onde se enxerga o Glaciar Perito Moreno pela primeira vez dentro do parque, ainda de longe. Se chama Mirador Los Suspiros, porque a imagem é tão bonita que todos suspiram por lá...


Mirador Los Suspiros


Primeira vista do Perito Moreno do Mirador Los Suspiros
Seguindo pela mesma estrada, chegamos ao pequeno porto onde um barco estava a nossa espera para fazer a travessia do Lago Argentino, levando-nos até o outro lado do lago, de onde partem os trekings sobre o Perito Moreno. 


Aqui vou fazer uma ressalva: ouvi muitas pessoas que fizeram o treking, falarem que não fariam o passeio Rios de Hielo, que havíamos feito no dia anterior, conforme comentei aqui. Alegavam que a travessia do Lago Argentino para o minitrekking e o passeio Rios de Hielo são muito semelhante. Bem, eu não achei nada parecido. Para quem quiser ver os enormes icebergs, tem que fazer o passeio completo, Rios de Hielo.

Mesmo assim, a travessia com o barco que leva para a base do minitreking é muito bonita, por acontecer bem próxima do Perito Moreno. A cada momento, escuta-se o barulho do desprendimento de partes do glaciar, fazendo com que grandes blocos de gelo caiam na água. Primeiro vem o estrondo que parece um trovão, depois o gelo cai formando ondas no lago que atingem o barco.


Visão do Perito Moreno durante a travessia do Lago Argentino para fazer o minitreking
A geleira muda diariamente com a ação do vento, sol e chuva. A neve que cai nas montanhas, empurra a geleira em direção ao continente, um processo que dura milhões de anos. Ou seja, o gelo onde pisamos durante o minitreking, tem milhões de anos.

Devido a essa transformação, um rio havia se aberto sobre a geleira e destruiu uma passagem por onde se chegava à base da geleira para iniciar o trekking. Tivemos que caminhar entre um bosque até chegar a uma outra base. Foi uma bela caminhada, mas a paisagem era tão linda, que nem ligamos.


Lindas paisagens 
Antes de subir ao glaciar, cada pessoa recebe orientações rápidas de como caminhar, do que pode ser feito e do que não pode ser feito em cima do gelo. Após a explicação, grampones foram colocados nos nossos sapatos. Esses grampones são pequenas garras de metal, que se prendem ao gelo e evitam que as pessoas escorreguem.


Base de onde parte o minitreking e onde se coloca os grampones nos sapatos


Perito Moreno encontrando o continente
Iniciamos a subida ao glaciar, acompanhados de vários guias. O 
passeio acontece apenas numa pequena parte do glaciar, que é imenso. Por incrível que pareça, em cima do glaciar a sensação térmica não era de tanto frio.

Fiquei bem preocupada no início, quando vi o tamanho e altura do glaciar, já que nosso filho de 10 anos estava junto conosco. Mas, quando percebi o cuidado que os guias possuem com todos, relaxei. Aliás, o minitreking pode ser feito por pessoas entre 10 e 65 anos. A dificuldade é média e o passeio em cima do glaciar, dura aproximadamente 1h30min. São formados pequenos grupos para subir, de umas 10 a 15 pessoas de cada vez.


Grupos iniciando o minitreking sobre o Perito Moreno
O treking é emocionante e tudo é extremamente bem organizado. Durante o treking, os guias vão explicando tudo sobre a formação de um glaciar, como ele se modifica, sobre suas fendas, seus vales, lagos e montanhas... isso mesmo, em cima do glaciar existem vales e montanhas, tudo feito do gelo milenar. Esse passeio é um must... é algo que todos deveriam poder fazer pelo menos uma vez na vida. Por mais que eu tente descrever aqui, jamais vou conseguir expressar a grandiosidade e beleza de uma geleira vista de cima. 


As perigosas fendas do Glaciar


Treking sobre o glaciar Perito Moreno com uma criança de 10 anos


Guia muito atenciosa explicando todos os detalhes
O mais legal é que em cima da geleira se formam pequenos lagos. Tomamos água de um desses lagos e depois de uma hora, quando passamos pelo mesmo local para retornar, o lago já não existia mais pelo movimento do gelo. Muito doido.

O nosso filho de 10 anos, também conseguiu terminar o treking numa boa. Adorou as garras nos sapatos, tomar água das geleiras e as fendas. Dava para ver que os guias tinham uma preocupação especial com ele, estavam sempre ao lado cuidando para que ele não fosse mais longe do que o permitido.


Dá para tomar água pura direto do glaciar


Guia fazendo a inspeção de um lago
Quando descemos do glaciar, uísque e água com gelo do próprio glaciar foram servidos para todo o grupo. E para recuperar as energias, um delicioso alfajor para quem quisesse. 

Retornamos caminhando até a base, onde existe um pequeno restaurante e onde almoçamos. Depois, o barco nos levou de volta ao continente e fomos visitar a outra face do Perito Moreno, pelas passarelas. Para comparar, é semelhante às passarelas das Cataratas de Foz do Iguaçu.

Várias passarelas e mirantes levam ao glaciar, que pode ser visto de frente. As passarelas são muito bem cuidadas, totalmente adaptadas para cadeirantes ou carrinhos de bebê.


Glaciar Perito Moreno visto das passarelas

Começou a chover e esfriou muito. Mesmo bem agasalhados e com capas de chuva, passamos muito frio. Aliás, acho que nunca senti tanto frio na vida, mas mesmo assim, ficamos firmes e fortes na passarela.

Nesse momento fiquei com pena dos turistas que contrataram o transfer da agência para fazer o minitrekking. Além do minitrekking, havia uma parada incluida nas passarelas, mas o guia acabou dando apenas 30 minutos para os turistas... mal conseguiram tirar fotos. Por sorte estávamos de carro e pudemos aproveitar o lugar no nosso ritmo. Mesmo com frio e chuva, ver o Perito Moreno das passarelas foi emocionante.

Imensidão de gelo sem fim
Depois voltamos para o hotel, tomamos um banho quente e fomos fazer algumas compras no supermercado para nossa viagem até Torres del Paine, que seria no dia seguinte.

Jantamos no Restaurante Los Amigos, que foi a decepção da viagem. Queríamos comer frutos do mar e no TripAdvisor o restaurante estava bem classificado. A comida, além de não ter sabor e tempero, estava fria. Apesar de sermos atendidos pelo simpático dono, não indico este restaurante. Saímos de lá lamentando pelo dinheiro gasto.

Já leu os outros posts sobre a Patagônia? Acesse aqui:

Ushuaia - Dia 1 - Argentina
Ushuaia - Dia 2 - Argentina
Ushuaia - Dia 3 - Argentina
Ushuaia - Dia 4 - Argentina
De Ushuaia para El Calafate - Dia 5 - Argentina
El Calafate - Dia 6 - Argentina


Nenhum comentário:

Postar um comentário