sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Neve em Ushuaia - Dia 1 - Argentina

O blog do Felipe O Pequeno Viajante sempre foi uma inspiração para nós. Além das viagens e fotos incríveis, admiro a paciência que a Cláudia e o marido tem com o Felipe, levando-o junto em cada viagem desde que era bebê. 

Nós tivemos coragem de viajar ao exterior com nossos filhos só depois que eles já eram maiores e uma das nossas primeiras viagens, totalmente inspirada no blog Felipe Pequeno Viajante foi para a Patagônia. Quando voltamos fiquei tão agradecida com as dicas da Cláudia, que acabei escrevendo um relato, que foi publicado lá no blog dela. 

Desde aquela época, já gostava de escrever e agora que tenho meu próprio blog, resolvi reescrever um pouco dessa viagem inesquecível, para deixá-la registrada por aqui também. 

Eu sempre fui fascinada por Ushuaia, a cidade mais ao sul das Américas. O professor de Geografia na escola falava muito sobre a cidade do fim do mundo e eu ficava imaginando que deveria ser uma cidade sombria, fria e escura, rsrsr... O interesse aumentou ainda mais depois que meus pais foram para a Patagônia e voltaram de lá contando mil maravilhas. Pelo jeito afinal, a cidade não tinha nada de escura e sombria... somente fria. 

Pesquisamos muito e adaptamos nosso roteiro em cima do roteiro de viagem da Cláudia, que nos pareceu perfeito. Decidimos ir no final de Agosto para pegar a temporada de neve e levar nosso filho de 10 anos junto. Seria uma primeira experiência de viagem em família e saiu tudo perfeito!

Compramos uma passagem aérea com os seguintes trechos:
- Curitiba para Ushuaia, com escala em Buenos Aires
- Ushuaia para El Calafate
- El Calafate para Curitiba, com escala em Buenos Aires

As escalas em Buenos Aires foram mais demoradas e tivemos que dormir lá tanto na ida como na volta. Aproveitamos para jantar no Porto Madero e para trocar nossos reais por pesos. O câmbio foi feito com a Boston Cash, que foram super atenciosos, nos atenderam no nosso hotel em Buenos Aires, no sábado à noite. 

Depois percebemos que deveríamos ter trocado todo o dinheiro necessário em Buenos Aires, pois a cotação em Ushuaia e El Calafate eram bem pior.

Dia 1 - 30 de Agosto

Chegamos em Ushuaia por volta do meio-dia e pegamos um taxi que nos levou até o apartamento que alugamos pelo Airbnb e que ficava a umas quatro quadras do centro. 

Ushuaia é uma cidade portuária que fica na província da Terra do Fogo e é conhecida como a cidade do fim do mundo. Cidade fria por sua localização, mas repleta de lindas paisagens patagônicas. O que não sabíamos, é que Ushuaia fica no pé de uma cadeia de montanhas e por isso tem ladeiras para todos os lados. Pessoalmente a subida íngreme para chegar ao apartamento não nos causou problemas, mas se estiver com crianças pequenas ou idosos, a dica é fica mais próximo do centro, onde a região é mais plana. 

Pequena amostra da ladeiras da cidade... apenas uma amostra, porque quanto mais longe do centro, mais íngreme fica. 

Depois de devidamente instalados, fomos ao centro para contratar os passeios pela agência Brasileiros em Ushuaia. Como não estávamos acostumados a dirigir na neve, achamos que não seria uma boa ideia locar um carro por conta própria para fazer os passeios. 

Almoçamos no Restaurante Tante Sara, que fica na rua principal e é bem aconchegante. Fomos muito bem atendidos e comemos maravilhosamente bem. Os dois pratos na foto abaixo foram suficientes para nós 3. 

Almoço delicioso 

Neste mesmo dia, ainda visitamos o Museu do Presídio, que é bem interessante e conta a história da cidade, que foi inicialmente fundada como uma colônia penal, para abrigar os criminosos da Argentina. O museu também dá uma noção bem legal sobre os primeiros habitantes da Patagônia e como viviam. Vale muito a pena conhecer.

Parte externa do Museu do Presídio
Estava nevando bem fraco, mas mesmo assim fomos passeando a pé pela cidade. Conforme o dia ia passando, a nevasca aumentava e parávamos pelas praças para jogar bolinhas de neve uns nos outros. Quanta diversão para o primeiro dia, afinal de contas, era a primeira vez que nosso filho via neve na vida. 

Placa do fim do mundo - parada famosa na cidade
A neve já estava cobrindo o chão da cidade de branco quando retornamos para o aconchego do nosso pequeno apartamento de noite. Quartos super aquecidos pela calefação que precisa ficar ligada o dia todo. Até estranhamos quando o dono nos falou que não podíamos desligar a calefação a gás. Mas depois descobrimos que o gás natural na Argentina é subsidiado pelo Governo e chega nas casas custando muito pouco, representando um gasto de alguns centavos por mês. Muito bom, já que as temperaturas por lá são congelantes durante o inverno e não passam de 10ºC no verão.

Nevasca em Ushuaia

Para ler o post original e completo no Blog Felipe o Pequeno Viajante, acesse este link.


Nenhum comentário:

Postar um comentário