O blog do Felipe O Pequeno Viajante sempre foi uma inspiração para nós. Além das viagens e fotos incríveis, admiro a paciência que a Cláudia e o marido tem com o Felipe, levando-o junto em cada viagem desde que era bebê.
Nós tivemos coragem de viajar ao exterior com nossos filhos só depois que eles já eram maiores e uma das nossas primeiras viagens, totalmente inspirada no blog Felipe Pequeno Viajante foi para a Patagônia. Quando voltamos fiquei tão agradecida com as dicas da Cláudia, que acabei escrevendo um relato, que foi publicado lá no blog dela.
Desde aquela época, já gostava de escrever e agora que tenho meu próprio blog, resolvi reescrever um pouco dessa viagem inesquecível, para deixá-la registrada por aqui também.
Eu sempre fui fascinada por Ushuaia, a cidade mais ao sul das Américas. O professor de Geografia na escola falava muito sobre a cidade do fim do mundo e eu ficava imaginando que deveria ser uma cidade sombria, fria e escura, rsrsr... O interesse aumentou ainda mais depois que meus pais foram para a Patagônia e voltaram de lá contando mil maravilhas. Pelo jeito afinal, a cidade não tinha nada de escura e sombria... somente fria.
Pesquisamos muito e adaptamos nosso roteiro em cima do roteiro de viagem da Cláudia, que nos pareceu perfeito. Decidimos ir no final de Agosto para pegar a temporada de neve e levar nosso filho de 10 anos junto. Seria uma primeira experiência de viagem em família e saiu tudo perfeito!
Compramos uma passagem aérea com os seguintes trechos:
- Curitiba para Ushuaia, com escala em Buenos Aires
- Ushuaia para El Calafate
- El Calafate para Curitiba, com escala em Buenos Aires
As escalas em Buenos Aires foram mais demoradas e tivemos que dormir lá tanto na ida como na volta. Aproveitamos para jantar no Porto Madero e para trocar nossos reais por pesos. O câmbio foi feito com a Boston Cash, que foram super atenciosos, nos atenderam no nosso hotel em Buenos Aires, no sábado à noite.
Depois percebemos que deveríamos ter trocado todo o dinheiro necessário em Buenos Aires, pois a cotação em Ushuaia e El Calafate eram bem pior.
Dia 1 - 30 de Agosto
Chegamos em Ushuaia por volta do meio-dia e pegamos um taxi que nos levou até o apartamento que alugamos pelo Airbnb e que ficava a umas quatro quadras do centro.
Ushuaia é uma cidade portuária que fica na província da Terra do Fogo e é conhecida como a cidade do fim do mundo. Cidade fria por sua localização, mas repleta de lindas paisagens patagônicas. O que não sabíamos, é que Ushuaia fica no pé de uma cadeia de montanhas e por isso tem ladeiras para todos os lados. Pessoalmente a subida íngreme para chegar ao apartamento não nos causou problemas, mas se estiver com crianças pequenas ou idosos, a dica é fica mais próximo do centro, onde a região é mais plana.
![]() |
Pequena amostra da ladeiras da cidade... apenas uma amostra, porque quanto mais longe do centro, mais íngreme fica. |
Depois de devidamente instalados, fomos ao centro para contratar os passeios pela agência Brasileiros em Ushuaia. Como não estávamos acostumados a dirigir na neve, achamos que não seria uma boa ideia locar um carro por conta própria para fazer os passeios.
Almoçamos no Restaurante Tante Sara, que fica na rua principal e é bem aconchegante. Fomos muito bem atendidos e comemos maravilhosamente bem. Os dois pratos na foto abaixo foram suficientes para nós 3.
![]() |
Almoço delicioso |
Neste mesmo dia, ainda visitamos o Museu do Presídio, que é bem interessante e conta a história da cidade, que foi inicialmente fundada como uma colônia penal, para abrigar os criminosos da Argentina. O museu também dá uma noção bem legal sobre os primeiros habitantes da Patagônia e como viviam. Vale muito a pena conhecer.
![]() |
Parte externa do Museu do Presídio |
Estava nevando bem fraco, mas mesmo assim fomos passeando a pé pela cidade. Conforme o dia ia passando, a nevasca aumentava e parávamos pelas praças para jogar bolinhas de neve uns nos outros. Quanta diversão para o primeiro dia, afinal de contas, era a primeira vez que nosso filho via neve na vida.
![]() |
Placa do fim do mundo - parada famosa na cidade
|
A neve já estava cobrindo o chão da cidade de branco quando retornamos para o aconchego do nosso pequeno apartamento de noite. Quartos super aquecidos pela calefação que precisa ficar ligada o dia todo. Até estranhamos quando o dono nos falou que não podíamos desligar a calefação a gás. Mas depois descobrimos que o gás natural na Argentina é subsidiado pelo Governo e chega nas casas custando muito pouco, representando um gasto de alguns centavos por mês. Muito bom, já que as temperaturas por lá são congelantes durante o inverno e não passam de 10ºC no verão.
![]() |
Nevasca em Ushuaia |
Para ler o post original e completo no Blog Felipe o Pequeno Viajante, acesse este link.
Nenhum comentário:
Postar um comentário