sábado, 18 de agosto de 2018

Passeio Trem do Fim do Mundo e navegação pelo Canal Beagle - Ushuaia - Dia 2 - Argentina

Dia 2 - 31 de Agosto

Ás 9h, a van da agência Brasileiros em Ushuaia passou no nosso apartamento para nos buscar e nos levar até o Parque Nacional Tierra del Fuego, para o passeio no Trem do Fim do Mundo. 



Ainda bem que não locamos um carro, pois tinha nevado muito durante a noite toda e a estrada estava cheia de neve. 


Durante o trajeto, um guia muito simpático da agência contou toda a história da região, curiosidades sobre a fauna, flora, costumes, comidas. 

O trem do fim do mundo é um passeio de aproximadamente 1 hora de duração. Durante os 7km que o trem percorre beirando o Rio Pupo, uma gravação vai narrando a história dos presidiários que o trem levava para trabalhar na extração de madeira, para lenha e construção. Uma das línguas da narração inclusive é o português. É um passeio muito bonito, paisagens lindas e com metros de neve acumulada do inverno. O trem para em alguns mirantes, onde pode-se descer e tirar fotos. 

Trajeto percorrido pelo Trem do fim do mundo
Imagem: http://www.trendelfindelmundo.com.ar/pt/recorrido.html 
Embarcando no Trem do fim do mundo
Vagões com calefação e janelas panorâmicas

Paisagem com muita neve
No final da linha do trem, a van da agência já estava à nossa espera e seguimos até o Lago Roca. O lago tem águas bem cristalinas e puras. Tão puras que o guia disse que poderíamos tomar dessa água. O lago é todo circundado pela Cordilheira dos Andes, que deixa a paisagem maravilhosa. 

Lago Roca 

Depois, fomos pela Ruta 3 até o ponto onde estrada termina. É o ponto final da estrada que começa no Alaska e que termina em Ushuaia. Neste ponto, existe uma passarela que leva até a Bahia Lapataia, com uma linda vista para o mar. 

Bahia Lapataia
Na volta, a van nos deixou no centro, compramos algumas empanadas argentinas para comer e já embarcamos no barco para fazer o tour pelo Canal de Beagle. Compramos os ingressos diretamente pela empresa Canoeiro, no porto mesmo. O dia estava lindo, céu azul e o passeio foi muito bonito. 

Vimos cormorões, leões marinhos, desembarcamos para uma exploração rápida em uma pequena ilha e fomos até o farol Les Eclaireurs. 

Cormorões
Exploração pela ilha
Farol Les Eclaireurs
O mar estava bastante agitado, mas nos sentimos muito bem durante todo o passeio. Dentro do barco tem calefação, mas do lado de fora, venta muito. Aliás, quando decidimos ir para Ushuaia, compramos nossas roupas e botas de neve na Decathlon por um bom preço e não passamos frio. 

Existem lojas que locam roupas de neve em Ushuaia, mas achamos que o preço não valia a pena. 

O frio é suportável, mas o vento da Patagônia é daqueles que derruba pessoas andando nas calçadas. Na época em que fomos, usamos uma camada de segunda pele, calça jeans ou calça impermeável, blusa fleece e jaqueta impermeável apropriada para neve por cima. Uma boa jaqueta é suficiente, não é necessário levar malas cheias de roupas. Por lá, a regra é conforto e não beleza (nem na hora de sair para jantar, pode acreditar). 

Nos pés, duas meias e botas impermeáveis. Nem pense em fazer os passeios de tênis ou sapatos comuns. Além de molhar, seus pés irão congelar. Gorro, cachecol e luvas são imprescindíveis. 

Frio e muito vento na Patagônia
Na volta do passeio de barco pelo Canal Beagle, passamos mais uma vez na agência Brasileiros em Ushuaia, para comprar um passeio chamado Aventura e Neve, para o próximo dia.

Fomos jantar no Restaurante La Estância. Foi sugerido por várias pessoas que moram em Ushuaia como o melhor lugar para comer uma parrillada. O local é simples e estava cheio. Come-se à vontade, porém, achamos o buffet bem fraco. As carnes estavam macias, mas não fantásticas. O cordeiro estava seco. Achamos caro pela qualidade oferecida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário