domingo, 19 de agosto de 2018

Aventuras na neve - Ushuaia - Dia 3 - Argentina

Dia 3 - 1 de Setembro

O dia amanheceu lindo, com céu azul e vento gelado. A van da agência Brasileiros em Ushuaia nos buscou bem cedo no nosso apartamento e nos levou até o Centro Invernal Las Cotorras, junto com outros brasileiros.

O Centro Invernal Las Cotorras fica a uns 25km de Ushuaia e tinha muita neve acumulada. Foi um passeio mega divertido, acompanhado por um animado guia o tempo todo. 


O passeio que compramos começava com uma caminhada com raquetes de neve. Passava por uma planície branca de neve no Centro Invernal Las Cotorras, até chegar dentro de um bosque, sempre acompanhado por um experiente guia que conduzia o grupo com segurança. O passeio tem aproximadamente 1 hora de duração e é delicioso, embora caminhar com as raquetes de neve seja um pouco cansativo. Durante a caminhada, teve muita paisagem bonita e muita diversão.



Planície coberta de neve
Experiência divertida


Depois nos deram uma espécie de pranchas e fomos levados para um pequeno barranco, onde nos acabamos de tanto fazer esquibunda. Foi muito divertido, tanto para crianças como para adultos.
Esquibunda para todas as idades
No passeio, ainda estava incluído uma volta com as motos de neve. Foi a parte mais aguardada do dia. Cada moto de neve leva duas pessoas. Meu filho, foi junto com o guia que deixou ele dirigir em alguns momentos do passeio.

Acreditávamos que poderíamos andar por onde quisessemos com as motos, mas não é bem assim. É formado uma fila indiana com todas as motos, controlada pela velocidade da primeira moto, que é a do guia. Durante o passeio, algumas motos propositalmente iam se distanciando muito da moto que seguia na frente, para que pudessem pegar embalo e andar mais rápido pelo trecho vazio que se formava. Quando o guia percebeu, parou o passeio e passou um sermão, dizendo que para a segurança do grupo, isso não era permitido.

Para mim o passeio foi legal, mas os homens do grupo estavam um pouco frustrados, pois estavam esperando muito mais velocidade e emoção. Coisas de homem... 😂

Guia ensinando nosso filho a dirigir a moto de neve
Motos de neve saindo em fila indiana
O La Cotorras também tem uma criação de huskies siberianos, aqueles cachorros que puxam trenós de neve. Esse passeio é pago a parte e estava bem caro. Optamos por não fazê-lo pois havíamos visto outros valores mais razoáveis em outros centros invernais, que ainda queríamos conhecer.

Mas pudemos interagir com todos os cães, que são muito fofos e dóceis. Cada um tem uma casinha no meio da neve e lá eles ficam acorrentados. Percebemos que são muito bem tratados e quando enxergam o trenó de neve se posicionando para o passeio com os turistas, começam a latir e uivar, pois querem ser escolhidos para puxar os trenós. É inacreditável, mas eles parecem ficar super felizes com essa tarefa.

Filhotinhos de huskie siberiano recém nascidos
As casinhas dos cães quase somem no meio da neve
Alegres huskies siberianos... são uma fofura e adoram interagir com as visitas 

No próprio Centro Invernal Las Cotorras, eles servem almoço, que no nosso caso estava incluído quando compramos o pacote Aventura e Neve. Confesso que não estávamos esperando muita coisa, mas foi excelente. Diria até que foi a melhor refeição da viagem toda. Saladas e acompanhamentos são servidos em um buffet e o cordeiro patagônico assado é trazido à mesa, com batatas. O cordeiro estava divino, de comer rezando. Para entreter o público, um gaúcho cantava canções típicas.

De sobremesa, nos serviram um delicioso sorvete de calafate. E por fim, ainda nos mostraram como é feito o café montanhês, quase uma cerimônia em volta de uma grande lareira no centro do restaurante. O tal café montanhês leva conhaque, uísque e canela em sua preparação. Bem forte para meu gosto, daquelas bebidas que aquecem o corpo num dia gelado.

Delicioso cordeiro patagônico
Sorvete de Calafate
Café montanhês preparado perto da lareira

Para finalizar, antes de voltar para Ushuaia, uma simples guerrinha de neve entre nossa família, transformou-se em uma super guerra de neve entre todos os integrantes do grupo de brasileiros que estavam na mesma excursão. 

Guerrinha de neve para terminar o dia

Mais divertido impossível!! Voltamos exaustos para casa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário