domingo, 5 de agosto de 2018

Nosso sonho: viajar com motorhome

Sempre que conversávamos sobre nossas viagens em família, acabávamos sonhando em um dia, viajar com um motorhome. Em 2017 finalmente tiramos esse plano do papel, quando resolvemos visitar o Canadá.

Escolhemos o Canadá assim como escolhemos qualquer um dos nossos outros destinos que já visitamos. Para nós, tudo tem início com alguma excelente promoção de passagens aéreas, combinada com a época das nossas férias. No caso do Canadá, compramos a passagem com 6 meses de antecedência, saindo de São Paulo, com destino a Kelowna e com escala na Cidade do México. Apenas depois que iniciamos o planejamento do roteiro, percebemos que o nosso sonho de viajar com um motorhome estava bem próximo, afinal, o Canadá oferece uma excelente estrutura para viagens com esse tipo de veículo.

Iniciamos nosso planejamento sem saber muito sobre o funcionamento de um motorhome e já adianto aqui, que uma viagem carregando uma casinha nas costas é algo que exige muito mais planejamento do que uma viagem comum: onde estacionar, onde pernoitar, como abastecer, como esvaziar, o que levar, onde contratar, que seguros fazer, como funciona, quantos quilometros faz por litro... são tantas dúvidas que surgem na primeira vez. Ainda bem que hoje vivemos na era digital e muitos blogs oferecem dicas e relatos onde pudemos buscar inspiração e conhecimento para nossa primeira experiência. No final, acabamos gostando tanto da nossa aventura pelo Canadá, que em 2018, fizemos uma nova viagem de motorhome pela Califórnia.

Percebi que muitas pessoas tem vontade de viajar com um motorhome e não sabem por onde começar. Recebi muitas perguntas sobre esse tema e por isso, resolvi escrever os primeiros posts do blog justamente para ajudar esse público, iniciando pela pergunta que mais recebo: 

Viajar de motorhome é mais barato do que viajar de carro?

A resposta é: depende. Se você conseguir uma boa promoção para locar um motorhome, pode valer a pena. Caso contrário, pode sair até mais caro.
Para descobrir se vale a pena, é necessário um pouco de pesquisa.

Meu método, baseia-se em montar uma planilha bem básica com os custos que teríamos com uma viagem com um carro comum, por exemplo: pra uma viagem de 10 dias, calculo quanto custaria a locação de um carro incluindo seguros, adiciono o valor da hospedagem (hotel, Airbnb, hostel) e por fim, acrescento quanto litros de gasolina necessitaríamos para um determinado trecho, considerando que um carro médio roda aproximadamente 8 km/litro.

Para comparar esses custos com os de um motorhome, primeiro costumo fazer uma simulação do valor de aluguel do motorhome, incluindo seguros e taxas. Para obter um orçamento, basta entrar em contato com alguma empresa de locação de motorhomes (vou dar algumas dicas em outro post mais para frente) ou fazer simulações no site mesmo.

É importantíssimo contratar o motorhome com todos os seguros incluidos, tanto seguro para cobrir danos ao próprio motorhome, como do seguro para danos à terceiros. Se estiver em algum país onde free camping é permitido, não será necessário gastar dinheiro com as paradas noturnas no motorhome. Caso contrário, será necessário considerar ainda, o valor das pernoites em campings. Além disso, você precisará optar por locar também alguns adicionais do motorhome como kit de cozinha e kit cama, que possuem uma taxa extra. O kit de cozinha, se bem negociado, geralmente sai como cortesia e engloba pratos, talheres, copos, xícaras, panelas, cafeteira, torardeira e alguns utensílios básicos de cozinha. Para o kit cama, as locadoras cobram um valor fixo por pessoa, e vem com travesseiros, cobertor, roupa de cama e toalhas de banho. Geralmente o valor do kit cama é bem salgado.

Você poderá optar também por levar seu próprio kit cama de casa ou comprar em algum lugar, durante a viagem. Comprar o kit cama é especialmente vantajoso no EUA, onde há excelentes produtos, com ótimos preços. O combustível também devemos acrescentar na conta e aí vem o maior susto... um motorhome nunca fará mais do que 3,5km/litro... ou seja, dependendo do trajeto, se prepare para um desembolso considerável com combustível. Por fim, geralmente as locadoras do motorhome cobram um valor fixo por quilometro rodado, que pode ser reduzido com algumas promoções.

Para exemplificar, segue uma tabela bem auto-explicativa desse comparativo. O valor pago, foi para uma viagem de 12 dias que fizemos em maio/2018 pela Califórnia, com um motorhome modelo "Escape", que contratamos pela empresa Apollo RV de Los Angeles, durante uma promoção:


Vejam então, que como viajamos em baixa temporada, conseguimos uma vantagem de USD 100 viajando com o motorhome, o que não é muito. Em alta temporada, os valores de aluguel de um motorhome quase dobram, assim como os valores dos hotéis, por exemplo. Por isso, essa tabela serve apenas para exemplificar o cálculo comparativo, pois os valores variam muito de país para país e de acordo com a época do ano.

Modelo de motorhome Sunrise Escape com 27 pés, para 5 pessoas, locado da Apollo RV nos EUA.

Qual é então afinal, a vantagem de viajar com um motorhome? Pela nossa experiência, consideramos:

1. Em uma viagem onde as distâncias são longas, evitamos o check-in/out constante nos hoteis, assim como arrumar e desarrumar as malas diariamente.
2. Dá para economizar bastante com alimentação, uma vez que os alimentos podem ser comprados nos supermercados locais e preparados no motorhome. Além disso, as refeições ficam mais caseiras, o que é bem interessante quando se tem filhos enjoados como os meus.
3. Adoro particularmente o fato de chegar de qualquer passeio e ter sempre uma bebida gelada à sua espera na geladeira e uma fruta/lanche ao alcançe das mãos.
4. Para as crianças, é um conforto extra, pois enquanto estamos dirigindo, eles podem desenhar, brincar, lanchar, dormir e até assistir tv dentro do motorhome.
5. É uma excelente opção para ensinar as crianças o que é colaboração, pois todos precisam ajudar de alguma forma para que a viagem dê certo.

E as desvantagens? Bem, nem tudo é perfeito. Vejo como principais desvantagens:

1. O roteiro precisa ser bem planejado antes, especialmente as pernoites e estacionamentos. Em cidades grandes não é permitido estacionar em qualquer local. Além disso, nos estacionamentos geralmente o valor cobrado é superior ao valor de um carro comum.
2. Tudo dentro do motorhome precisa estar bem fechado, como gavetas e armários. Inclusive a geladeira precisa ficar travada enquanto dirigimos. Se algo ficar fora o seu lugar, vai cair com o motorhome em movimento.
3. Você irá entrar e sair do motorhome com sapatos, então, sua casinha vai acabar sujando com o passar dos dias. A limpeza pode ser feita de forma bem rápida e prática, mas com certeza será necessária em determinados momentos durante a viagem, especialmente se a sua rota englobar praia e areia. Lavar e secar louça não é o que você quer para suas férias? Então procure dar preferência a um hotel e não será necessário pensar em tudo isso.
4. O motorhome é muito mais sensível para qualquer desnível na pista, lombada ou curva. Tudo fica mais intenso, se compararmos com um carro comum. Sim, o motorhome faz barulho e balança bastante também.

Modelo de motorhome Adventurer, de 25 pés, para 5 pessoas, locado da Kelowna RV no Canadá. 

Exposto tudo isso, vou deixar que você decida sobre uma aventura dessas, afinal, o que é uma vantagem para mim, pode ser uma desvantagem para você e vice-versa. Nós adoramos a experiência e não trocamos mais essa forma de viajar por nenhuma outra. 

O que também tem funcionado para nós, é intercalar 2 dias de free camping com 1 dia de camping pago. Assim conseguimos descansar, aproveitar a estrutura dos campings que geralmente oferecem piscina, jacuzzi, playground, trilhas e muitas outras atividades.

Estrutura do Cava Robles RV Resort, um camping pago em Passo Robles (EUA)

Nas próximas postagens, vou detalhar um pouco mais sobre o funcionamento do motorhome, como achar estacionamentos, locais para pernoite e muitos outros detalhes. Não deixe de conferir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário