Uma dúvida comum a muitas pessoas é o modelo de carteira de motorista necessário para dirigir um motorhome. Não sei informar se todos os motorhomes são iguais, mas posso assegurar que para motorhomes de até 27 pés, que são os modelos mais comuns, não é necessário nenhuma licença especial, apenas a carteira de motorista "B" é suficiente.
Embora não seja necessário apresentar carteira internacional para dirigir nos EUA e Canadá, a empresa "Apollo RV", pela qual locamos nosso motorhome na Califórnia, exigiu a apresentação da carteira de motorista internacional para a retirada do veículo na agência. Assim, sugiro sempre perguntar na locadora, para ter certeza se você irá ou não necessitar apresentar a carteira internacional.
É importante contratar os seguros, tanto para cobrir o próprio motorhome, como para cobrir terceiros. Acredite, isso é um gasto que compensa. Quando se dirige um veículo tão grande, é muito comum ocorrerem esbarrões e você nem perceber. Por mais cuidado que se tome, o motorhome enrosca a traseira, às vezes esbarra os espelhos externos e sempre tem uma ou outra coisa que cai do armário e acaba quebrando.
Acidente de trânsito com motorhome na Califórnia
Viajamos pela Califórnia com um motorhome de 27 pés e quando o devolvemos, havia uma boletim de ocorrência nos esperando na locadora. Infelizmente havíamos esbarrado o motorhome em outro carro no estacionamento de um Outlet. Juro de pé junto que não percebemos na hora. A dona do carro anotou a placa do motorhome, chamou a polícia e fez um B.O., que foi parar lá na locadora. Por sorte estávamos com todos os seguros contratados e não tivemos nenhuma dor de cabeça.
Quais são os seguros?
CDW: Collision Damage Waiver, que cobre os custos de danos ao veículo alugado em caso de um acidente.
SLI: Supplemental Liability Insurance que cobre danos contra terceiros e geralmente tem cobertura bem alta (um milhão de dólares, por exemplo).
Além disso, é importante lembrar que nenhum seguro cobre o teto (parte superior) do motorhome, ou seja, se você enroscar em um túnel por exemplo e danificar o teto do motorhome, nem com todos os seguros contratados você ficará isento de pagar pelos danos. Mas tudo isso fica muito bem explicado pelas locadoras, não tem nenhuma pegadinha.
O processo para retirar o motorhome na locadora é bem simples e dura aproximadamente 1 hora entre assinatura de papéis, verificação da documentação, pagamento e explicação de como funciona o motorhome.
Antes de deixar a locadora, certifique-se de que informou/anotou qualquer defeito no motorhome, batida ou risco na lataria. Quando você devolver o motorhome, a locadora olhará cada detalhe e poderá te cobrar por isso, caso você não tenha seguro contratado.
Família pronta para devolver o carro locado e viajar de motorhome pela Califórnia
Também peça para o pessoal da locadora te explicar como funciona cada detalhe do motorhome: geladeira, fogão, forno, microondas, como encher a agua, como esvaziar o esgoto, como montar e desmontar as camas, como ligar o ar condicionado, a energia, a água quente, o ar quente, como desenrolar o toldo, como abrir os slides, onde ficam os porta-malas, como ligar o gerador, o funcionamento das tomadas, como abastecer... ufa, é muita coisa mesmo, mas que se aprende num piscar de olhos. Não pegue estrada sem antes esclarecer todas as suas dúvidas. Não que você não possa fazer isso depois que estiver viajando por telefone, mas no local, com alguém te mostrando, é muito mais simples de entender.
A recomendação da locadora é que na primeira noite, você não se distancie muito do local da locação. Isso porque em caso de necessidade, você ainda estará perto o suficiente para sanar dúvidas ou em caso de defeito do veículo, estará perto para trocá-lo por outro. Infelizmente quando viajamos o tempo é sempre tão curto, que às vezes é impossível não viajar para mais longe já no primeiro dia.
Você já viajou de motorhome? Pode nos contar quais são os detalhes que você julga importante verificar antes de viajar?
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